9 Chás para dormir e relaxar sua nova rotina

Agora que temos uma nova rotina, sob quarentena, mesmo para quem ainda continua trabalhando remotamente existem novos hábitos, como cuidar mais da casa e preparar os alimentos. Além disso nós nos exercitamos menos (a grande maioria), o que acaba influenciando em nosso relógio biológico.

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Para muitas pessoas as noites de sono tem sido profundas e com  sonhos. Para outro grupo, mesmo com o corpo cansado o sono não vem. Que tal experimentar uma solução natural para esse problema?

Existem diversas ervas na natureza com propriedades benéficas se ter uma noite de relaxamento. Coloque o pijama, esquente sua água e escolha seu chá para tomar antes de dormir:

1. Passiflora maracujá (Passiflora edulis)

Maracujá Doce (Passiflora Alata)

É amplamente cultivada no país, sendo mais popular seu suco: o maracujá. É calmante e indutora do sono. Seu sabor é perfumado, lembrando a cidreira. 

A passiflora foi referendada pela comissão alemã de validações de plantas medicinais e continua sendo feita com base na tradição popular em vários países do mundo ocidental.

Modo de preparo: Faremos o decocto, ou seja, tipo um cozimento. Como na imagem abaixo:

Como Fazer uma Decocção: 5 Passos (com Imagens) - wikiHow

Ferve a água junto com 2 à 3 colheres de sopa da erva, para uma xícara de 150 ml . Tomar a xícara à noite para induzir o sono ou duas à três xícara ao dia como tranquilizante.

2. Camomila (Chamomilla recutita)

Chá de camomila: para que serve?

É uma das plantas de uso mais antigo pela medicinal tradicional europeia, hoje incluída como oficial nas Farmacopéias de quase todos os países. Essa flor é cultivada amplamente no Sul do Brasil, havendo variedades para fins ornamentais. 

 Bons para problemas com a digestão, facilita a eliminação de gases

 Sedativo

 Combate cólicas abdominais e menstruais

 Estimula o apetite

Modo de preparo: Coloque as flores de camomila dentro de uma xícara. Despeje a água quente no recipiente e deixe em infusão durante três minutos; Coe o chá, transportando-o para outra xícara e beba.

Dica: Pode-se utilizar por via tópica como compressas das flores infusas, ainda quentes sobre o abdômen no tratamento de cólicas para crianças e menstruais.

3. Brotos de rosas (Rosa rubra)

Chá de rosas conheça seus maravilhosos benefícios

O aroma e o sabor das rosas são suaves e levemente doces. Combate distúrbios do sono, é desintoxicante e reduz cólicas menstruais e regula o ciclo menstrual. 

Historicamente, os gregos foram os primeiros a cultivar rosas por volta de 500 aC na Grécia.

modo de preparo: Use cerca de 2 colheres de chá para cada 500 ml de água. 
água quente a 95 ° C por 4-5 minutos.

Dica:
1. Utilize um bule de vidro e aprecie a maravilhosa aparência das rosas

2. Faça o chá e coloque na geladeira. Borrife no seu rosto ao acordar. Esse chá também nutre e hidrata a pele.

4. Erva cidreira (Melissa officinalis)

Chá de Erva Cidreira - Mate in Box

A erva cidreira, é uma planta medicinal da família do hortelã. Ela possui ação benéfica em casos de gases, problemas estomacais e claro: melhora os casos de insônia, ansiedade, depressão e ajuda na redução do estresse. 

Ela é rica em polifenóis, terpenos, taninos, flavonoides, entre outros. Todas essas substâncias contribuem para a poderosa ação antioxidante da erva. 

5. Mulungu (Erythrina mulungu)

Chá de Mulungu - Produtos Saudáveis Online

(foto acima jdo chá feito com sua casca)

O mulungu vem a cada dia se tornando mais popular devido aos seus benefícios em tratamentos psicológicos relacionados com o estresse, deixando a rotina diária mais tranquila. 

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(foto acima da árvore mulungu)

Como fazer: Ferve a água junto com 2 à 3 colheres de sopa da erva, para uma xícara de 150 ml . Tomar a xícara à noite 30 minutos antes de dormir.

 6. Funcho (Foeniculum vulgare)

Funcho - Plantas Medicinais - Ervanarium - Escola das Plantas

Muito utilizada na culinária a erva-cone tem sido empregada desde a antiguidade na forma de chá medicamentoso.

Principais benefícios:

 Estimulante das funções digestivas

 Reduz cólicas e estimula a lactação

 Efeito calmate e relaxante

Modo de preparo: Coloque as sementes de erva-doce, cerca de uma colher cheia de sopa, dentro de uma xícara de água quente, 250 ml. Espere 5 minutos. Coe o chá para outra xícara e beba.

7. Valeriana (Valeriana officinalis) 

Valeriana Desidratada para Chá 100g

Nativa da Europa e do norte da Ásia essa planta é amplamente consumida em cápsulas, como medicamentos fitoterapêuticos de ansiolíticos, tranquilizantes e até anticonvulsivante, por conterem drogas ou princípios ativos que lhes conferem tais propriedades. 

Em forma de chá é preciso ser corajoso para ingerir, pois seu cheiro é forte e "azedo". O uso deste medicamento é contra-indicado para crianças menores de três anos de idade.

A valeriana contém muitos compostos importantes, entre eles estão os valepotriatos, além do ácido valérico e dos óleos voláteis. Cada um deles, em algum momento, foi considerado responsável pelos poderes sedativos da planta. 

8. Lavanda (Lavandula angustifolia)

Como Fazer Chá de Alfazema Seca? | Flores - Cultura Mix

 

Se você já aplicou um pouco de óleo essencial de lavanda no seu pulso ou inalou a fragrância da flor natural, então sabe como esse aroma acalma. Você não ficará chocada, então, em saber que a mesma vibração se aplica à lavanda como um chá. É uma planta da região mediterrânea e sua infusão perfuma a casa toda.

Pode ser usada para combater a insônia, nos tratamentos dos problemas digestivos, dor de cabeça,  hipertensão, desinfecção de feridas, massagens no alívio de problemas reumáticos.

Modo de preparo: 4 colheres de chá de lavanda fresca (se for seca, 1 colher de sopa). Se quiser variar, acrescente camomila. Coloque em um recipiente 1 colher de chá de lavanda, 1 colher de chá de camomila e 230 ml de água quente. Pode tomar quente ou morno

9. Chá de alface (Lactuca sativa)

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Você pode achar graça, mas sim: chá de alface! A literatura etnobotânica registra para essa planta atividade que induz o sono e o relaxamento. O suco da planta é considerado sonífero, calmante do estômago e do sistema nervoso, sendo até empregado contra palpitações do coração.

Modo de preparo: 1 folha de alface para 300 ml de água. Espere a água ferver, adicione a folha e abafe. Espere por 10 minutos e tome.

 

Considerações finais:

O sono é um dos momentos mais importantes do dia. Ele funciona como um alimento. Repõe as energias, revigora o corpo e a mente e nos regula para uma nova jornada. É durante este intervalo que o corpo fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios e consolida a memória, entre outras funções de extrema importância para o funcionamento correto do organismo.

O indicado é dormir de 6 a 8 horas por dia, sem interrupções. Para conseguir um sono de qualidade, pequenos atos ajudam muito. 

Alguns dos chás citados acima estão em nosso site. Ou basta você clicar em cima dos nomes que irão aparecer. Estamos aqui para servir de informação sobre plantas medicinais em benefício ao seu corpo e mente.

Uma boa noite de sono para você!

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