🤍 10% OFF: Insira #BF10 no checkout! 🤍 Frete GRÁTIS em compras acima de R$150

5 livros para ser ter numa quarentena(se vc gosta de plantas) e o que fazer com eles!

Se você ama plantas e é interessado pelos seus poderes agora é o momento de nos aprofundarmos nesse universo. 

Listei 5 livros que consulto constantemente, outros nem tanto, mas que expandiram meu conhecimento. Todos são possíveis adquirir on-line. Liguem para aquela livraria do bairro antes e vejam se estão realizando entregas. Assim você valoriza as pequenas redes :)

 

1. 50 Plantas que mudaram o rumo da História - autor: Bill Laws

Se você gosta de história e plantas ele certamente vai ter conquistar. Você sabia que o sistema bancário surgiu graças à pimenta do reino, considerada o condimento mais valioso do mundo? 

Informativo e com lindas ilustrações em aquarela, os textos apresentam nome científico, suas características físicas, além da região nativa e seu principal uso, sendo comestível, medicinal, comercial. Você pode abrir uma página antes de dormir e viajar na história socioeconômica e agrícola e enxergar um ponto de vista sobre o poder das plantas sem os quais o homem não consegue viver.

Bill Laws é inglês, historiador e escritor. É colaborador do The Guardian e da revista BBC History. 

2. Plantas medicinais no Brasil - autor: Harry Lorenzi e Dr. F. de Abreu Matos

Bíblia, bíblia e bíblia! Dente todos os livros que listarei esse sem dúvida é o mais essencial. Reparem os post its que ele tem. A primeira edição lançada em 2002 foi um sucesso. Nessa segunda edição contém mais 25 plantas medicinais, resultante da compilação e levantamento em todo o território brasileiro das espécies vegetais mais utilizadas na medicina popular. O trabalho constituiu-se numa pesquisa etnobotânica junto às populações rurais das primeiras regiões do país, com fotos.

Cada espécie é apresentada em uma, duas e até três páginas. O índice é perfeito, pois tem pelo nome científico, popular e também por doenças. É a coragem que precisamos para mudar nosso sistema de saúde e a indústria farmacêutica.

Harry Lorenzi e Dr. F. de Abreu Matos são farmacêuticos, professores brasileiros e com experiência profissional de mais de 50 anos de pesquisa em fitoterapia e etnofarmacologia.

3. O livro do chá - autora: Linda Gaylard

 

O livro do chá é um acalento para os olhos, pois tem ilustrações, fotos e diagramas incríveis. Até que não curte muito o assunto se encanta. A autora fornece um panorama da história dessa bebida milenar, detalhando as características das variedades oriundas da Cammelia sinensis (o chá verde), com informações do plantio ao beneficiamento, em um roteiro global dos produtores. Explica os benefícios para a saúde e apresenta blends, dos clássicos aos mais criativos. Quando você acha que o livro acabou, ela nos surpreende com diversas receitas, que incluem bebidas alcóolicas. 

Linda Gaylard é sommeliere de chá, com certificado pela The Tea Association of Canada. Em busca por conhecimento sobre a cultura do chá, viajou pelo mundo, incluindo países como China e Corea, onde visitou fazendas, conheceu produtores e provou bastante chá. 

4. O poder das ervas, na sabedoria popular e no saber científico - autora: Fatima Branquinho

Um dia eu estava na sessão de plantas na livraria Travessa e comprei esse livro, sem grandes expectativas. Ele simplesmente me comoveu. Ele é uma investigação sobre a cultura das ervas entre os moradores do Vigário Geral e do Mercadão de Madureira, ambos no Rio de Janeiro. Revela como a sociedade em meio ao concreto se relaciona tão intimamente com a natureza. A autora faz a relação entre as mesmas ervas e os produtos farmacológicos, mostrando o conhecimento popular usado na produção de remédios e o questionando outros aspectos como a biopirataria e as Leis de Propriedade Intelectual. Ela além de tudo tem a delicadeza e humildade de colocar diversas falas dos entrevistados em aspas, o que nos aproxima e dá forças e orgulho do nosso saber milenar tão ameaçado mas paradoxalmente tão resistente.

Fatima Teresa Barquinho é graduada em ciências biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre e pós doutora em Ciências Sociais.

5. Fundamentos da terapia holística com óleos essenciais - autora: Dietrich Gumbel

 

Meus parabéns para quem fez essa capa, uau! Esse livro, que compre on-line da Laszlo, é divido em duas partes: a primeira ele escreve como "Criação do Homem", no qual ele cita as funções da pele, órgãos, sangue, glândulas, rins. Ja na segunda parte fica mais interessante, pois compara nosso corpo com as plantas que nos cercam e nossos cheiros e hormônios com os aromas e fármacos que as plantas produzem, deixando à mostra que o corpo humano se relaciona com os outros seres vivos. O autor apresenta uma possibilidade de compreensão de doenças a que estamos sujeitos, auxiliando o auto-diagnóstico, a escolha de um tratamento natural. São citados 13 plantas que produzem óleos essenciais intensos. Excelente fonte de informação para estudantes de ciências da vida e que procuram melhorar sua saúde e bem-estar.

Dietrich Gumbel é russo e estudou biologia e geografia na universidade de Bonn, Alemanha. 

Por último tenho uma sugestão para vocês: escrevam os trechos dos livros em um caderno, destinado aos seus estudos sobre plantas. Nós fazíamos isso em épocas do colégio/faculdade, lembram? Isso é bom pois nós fixamos melhor o conteúdo. Abaixo um dos meus cadernos com anotações:

 

Por fim uma bela frase de Albert Einstein:

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original"

Espero que tenham gostado. Comentem aqui livros que gostam também de ler :)

1 comentário

  • Amei as dicas, maravilhosa. Poderia dar dicas de onde comprar on-line?

    Geovanna

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados