Receitas com a camomila para relaxar, aliviar cólicas e uso nos cosméticos

Descoberta por Dioscorides na Grécia antiga a Camomila, de nome científico Chamomilla recutita, é uma das plantas de uso medicinal mais antigo pela medicina tradicional europeia. 

chamomila recutita

Ilustração botânica da Camomila

1. Seu uso como chá:

É usada tanto na medicina científica quanto na popular, na forma de infuso (chá ) para tratamentos digestivos, sedativos, para facilitar a eliminação de gases, combater cólicas e estimular o apetite. 

camomila chá

Receita chá de camomila com melado de cana e açafrão:

1 colher de sopa de flores de camomila

1 colher de café de açafrão em pó

1 colher de café de melado ( ou mel ) 

Aqueça 300 ml de água. Após ferver jogue os três ingredientes acima, tampe com um pires ( esse é o momento que chamamos de infusão, é fundamental para fazer um chá, o sabor se intensifica e as propriedades se mantém com a condensação da água ). Após 5-10 minutos 

2. Seu uso como cosmético:

O óleo essencial da camomila destaca-se pelas propriedades imunoestimulante e promove a cicatrização da pele, no alívio da inflamação das gengivas e como antivirótico no tratamento de herpes. Ele possui a cor azul pois contém camazuleno e camaviolino sendo assim anti-inflamatório.

camomila oleo essencial azul 

3. Compresas para cólica de camomila

Para desconfortos abdominais utiliza-se também as flores de camomila, selecionamos algumas imagens para você testar em casa:

Coloque um punhado de camomila e um saco de tecido úmido e deixe por 30 segundo no micro-ondas ou:
Adicione o chá da camomila em uma toalha de rosto quente. 

Coloque na região do útero, mantendo sempre o calor abafado. Deixe-se de bruços com a compressa posicionada e veja se alivia. É muito comum ficar nessa posição quando os bebês tem cólicas. Para a mulher nesse período menstrual pode ser uma solução.

4. Clarear o cabelo com camomila:

Para quem tem cabelos escuros, o procedimento pode não ser tão eficaz, mas já as que tem cabelo por castanho claro pode ser uma alternativa mais natural. Proporciona brilho e vitalidade. 

Porém o clareamento natural dos cabelos é um processo que exige paciência e dedicação. Ele pode ser realizado toda semana ou duas vezes por semana; depende do quão claro você deseja que fique.

Ingredientes:

1 xícara de flores de camomila;

½ L de água fervente.

Passo a passo:

Misture as flores de camomila com a água fervente e deixe esfriar. Umedeça os cabelos com o chá e deixe agir por 20 minutos. Após o tempo, lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.

Para acelerar o processo, é necessária a exposição ao sol até que o cabelo esteja completamente seco. A esta receita também pode ser adicionadas 2 colheres de sopa de mel ou 50 ml de leite para clarear mais e dar maciez aos cabelos. A camomila começa a reagir com o calor do sol

Que tal fazer um spray de camomila para seus cabelos nessa quarentena e aproveitar pra tomar uma vitamina D?

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados