Cânhamo - Cannabis sativa [ Drogaria Aberta [

Cânhamo - Cannabis sativa [ Drogaria Aberta [

Cânhamo ou maconha é considerada a droga recreativa mais consumida no mundo. Mas afinal o que saiu errado com a Cannabis sativa, visto que é uma planta que cresce naturalmente, rápida, sem fertilizantes e possui fibras três vezes mais forte que o algodão? Por uma simples razão: THC, que é quase impronunciável: delta-9-tetraidrocanabinol.

[ acima:  ilustração botânica] 

Foi o THC que contribuiu para as propriedades medicinais do cânhamo. A Cannabis tem sido usada por médicos há milhares de anos tanto como analgésico como para tratar uma série de males, do câncer e depressão à doença de Halzheimer. 

É relativamente raro que autoridades legislem contra um indivíduo que cultive uma planta em particular. Após 80 anos de sua proibição, alguns se perguntam se banir a Cannabis foi de fato um bom negócio. A indústria petroquímica de plásticos é poluente e insustentável: o cânhamo é seu substituto natural.  Ela cresce rápido e sem fertilizantes. Quando o clima está quente, consegue chegar à plena altura em três meses e produzir uma colheita de fibras quatro vezes mais fortes que o algodão.

Cânhamo x Maconha

Cânhamo passou a ser associado aos têxteis, enquanto maconha remete aos narcóticos. A palavra "cânhamo" deriva do espanhol cañamo, já a palavra "maconha" tem origem africana, makanha.

Os chineses utilizavam o cânhamo há mais de 4.500 anos atrás, tornando-se o maior produtor do mundo, seguida pelos países europeus Romênia, Ucrânia e Espanha.

[ acima:  derivados da Cannabis óleo, pó, linha ] 

Na semana de eventos do aniversário da @Comuna 8 anos, Chá Dao participa das comemorações apresentando a 10ª edição do ano da Drogaria Aberta, série de encontros mensais gratuitos realizados na casa. Dr. Pedro Pierro é o convidado para uma palestra sobre a história da Cannabis e seu uso em pacientes para tratamento na dor e seus resultados. 

Médico, neurocirurgião funcional, especialista em dor, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), da Sociedade Brasileira do Estudo da Dor (SBED), e da Sociedade Interamericana de Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva (SICCMI), Dr. Pedro Pierro é prescritor de Cannabis para uso medicinal há 6 anos. Além disso, também é diretor médico do Centro de Excelência Canabinoide (CEC), e do site https://sechat.com.br/  dedicado ao conhecimento e informação sobre a maconha medicinal.

CONFIRME SUA PRESENÇA

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos