Fim de ano: Confira os chás que podem te ajudar após a comilança

Fim de ano: Confira os chás que podem te ajudar após a comilança

Exagerou na ceia de Natal? Está com o estômago inchado, gases, azia, etc? Tome um chá quente para aliviar. Aqui temos dicas de quais tomar

 

Hortelã (Mentha spicata)

Uma erva aromática fácil de ter em casa na sua horta em vasos, que pode ajudar a digestão e ser utilizada em várias receitas na cozinha.

Ela auxilia na absorção de nutrientes pelo intestino delgado, pois fortalece a flora bacteriana, reduzindo irritações nas paredes intestinais ou qualquer outro tipo incômodo. Assim, ela evita a formação de gases quando os alimentos começam a serem fermentados, por isso é recomendado que beba o chá de 10 a 15 minutos após a refeição.

Capim-limão (Cymbopogon citratus)

Como explicamos no post “O que plantar neste verão”, essa erva é utilizada no mundo todo para tratar problemas gastrointestinais, melhorar a digestão, gripe e febre, pois é sudorífico e diurético.

 

 

Malva (Malva sylvestris)

Também conhecida como Malva-cheirosa, é uma planta que produz sementes, flores e folhas com compostos antioxidantes, trazendo diversos benefícios à saúde.

O chá das folhas e sementes é utilizado em tratamentos de gastrite e problemas intestinais, por ter ação diurética, emoliente, expectorante e laxante.

Além disso, a Malva possui propriedades analgésicas que podem ser exploradas para o uso interno ou externo, sendo ótima para aliviar irritações na boca, faringe e estômago.

 

Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Essa é uma das ervas mais utilizadas em tratamentos fitoterápicos, pois possui substâncias bioativas (moléculas orgânicas que apresentam diversidade química e efeitos diversos em organismos vivos, modificando comportamento, fisiologia ou metabolismo).

De origem mediterrânea, é aromático e, entre suas diversas propriedades medicinais, ele auxilia na digestão.

O chá de alecrim é digestivo, sudorífero, auxilia na limpeza do fígado e tem ação carminativa, ou seja, reduz a produção de gases.

Pode ser tomado logo após a refeição, mas deve ser evitado na gravidez ou lactação ou por pessoas com diarreia.

 

Noz-moscada (Myristica fragrans)

Mais conhecida como Moscadeira, é uma árvore que produz o fruto que protege a semente, conhecida como noz-moscada. Essa especiaria é muito utilizada, desde a Idade média, na cozinha e na medicina.

Possui diversos nutrientes, como potássio, cálcio, vitamina C, etc. E, principalmente, tem ação antioxidante, sendo seu chá indicado para tratamentos gastrointestinais, como diarreia, constipação e flatulência, pois remove o excesso de gases no estômago e intestinos.

Apesar de ter diversas propriedades nutritivas e terapêuticas, não é indicado para gestantes, por ter efeito abortivo.

Agora não tem mais motivo para ficar deitado no sofá, dizendo que comeu demais, ein!

Ah, e não esqueça de tomar o chá quente ;)

 

 

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos