Como agem os óleos essenciais na mente, corpo e espírito.
O olfato é mais sensível e imediato dos sentidos, por isso os aromas são evocativos. Substâncias químicas presentes em um odor podem desencadear respostas fisiológicas e afetar o estado mental. Esses efeitos combinados permitem que óleos aromáticos ajam de maneira holística na mente, no corpo e no espírito, proporcionando equilíbrio, tratamento e, muitas vezes, bem estar profundo.
Na mente:
Os óleos essenciais podem ser usados para ajudar a promover estados mentais. Os estimulantes, por exemplo o alecrim, aumentam a concentração:
Os óleos essenciais têm muitos componentes que afetam o sistema nervoso, melhorando o bem estar e o humor. Estudos mostram que o composto linalol, presente na lavanda e na sálvia esclareia, reduz a ansiedade e ameniza a depressão.
Esses sintomas afetam nossa mente, mas o corpo também pode sofrer - com tensão muscular, por exemplo.
Muitos óleos apresentam propriedades para melhorar o humor e os efeitos fisiológicos, portanto cuidam de sintomas mentais e físicos. Uma massagem relaxante com os óleos citados acima são prazerosos e revigorantes.
No corpo:
Óleos essenciais são tratamentos naturais, potencializando as propriedades medicinais tradicionalmente associadas às plantas. Alguns podem ser anti-inflamatórios, antissépticos e anti-fúngicos, ajudando a eliminar micro-organismos prejudiciais ao corpo e, portanto a proteger conta doenças.
Ação anti-séptica: muitos óleos essenciais destróem bactérias, vírus e fungos que provocam infecção. O óleo de Tea tree ( melaleuca ), por exemplo, é eficaz em feridas infeccionadas com a bactéria Staphylococcus aureus. Utilizamos o hidrolato do Tea tree no tratamento de acne e picadas de insetos., no formato de tônico.
Ação de limpeza: Pulmões, fígado, sistema digestivo, rins e pele favorecem a remoção de resíduos e toxinas do corpo. Stresse, ansiedade má alimentação e falta de sono podem interferir no processo. Óleos essenciais têm propriedades desintoxicantes que ajudam a limpar o corpo e manter o sistema excretor saudável. A substância D-limoneno, por exemplo, presente em frutas cítricas como laranja, limão siciliano, limão Taihti, melhora o funcionamento do fígado e auxilia a regular o apetite e a diminuir o colesterol.
No espírito:
Usatos há milhares de anos em práticas ritualísticas os óleos essenciais contribuem para a plenitude espiritual.
Historicamente o olíbano, mirra, canela, cedro e rosas são usados na busca espiritual. Podem acalmar e criar um senso de propósito. Em algumas práticas tradicionais, empresace os óleos para limpar obstruções nos chacras, considerados centros de energia no corpo relacionados a glândulas e órgãos específicos. Acredita-se que os chacras são conectados por meridianos, descritos como canais por onde flui a energia vital, ou chi
Vendemos alguns óleos essenciais no nosso site com descrições para o corpo e mente. Produzidos de forma orgânica, respeitando a terra. Clique aqui e confira.
Deixe um comentário