Faça você mesmo: Repelente caseiro de andiroba

Faça você mesmo: Repelente caseiro de andiroba

O verão tá aí trazendo o incômodo das picadas de insetos. A chuva e as altas temperaturas são perfeitas para a proliferação desses, que são vetores de algumas doenças como Zika vírus, Dengue e Chikungunya. Por isso, temos necessidade de nos protegermos fazendo uso dos repelentes.

Os repelentes industrializados, que protegem contra mosquitos, são ao mesmo tempo um risco por conterem substâncias químicas. Eles podem causar reações alérgicas e intoxicações, além de criarem uma resistência maior dos mosquitos aos ingredientes, ao longo do tempo.

E o repelente natural?

Ele tem diversas vantagens, como manter os mosquitos longe (especialmente o Aedes aegypti, famoso mosquito da dengue) e que você consegue fazer em casa.

O nosso repelente natural e a receita que iremos te passar podem e devem ser usados por toda a família, inclusive gestantes e crianças (ideal não passar em recém nascidos, é importante consultar o pediatra), e os ingredientes possuem propriedades incríveis!

Receita


Ingredientes:

100 ml de álcool

02 colheres de sopa de cravo da índia

03 colheres de sopa de óleo de andiroba

01 colheres de sopa de óleo de amêndoas

10 gotas de óleo essencial de citronela

Como preparar:

  • Coloque o álcool com o cravo da índia em um vidro escuro, ou protegido de luz, agitando a mistura e deixando descansar por 01 mês.
  • Quando a mistura estiver pronta, coe e misture com os outros ingredientes.
Para melhor rendimento, a dica é usar com um borrifador.

Propriedades dos ingredientes

Cravo da índia é uma especiaria que exala um aroma desagradável para os insetos. É também expectorante, anti-séptica e afrodisíaco.

Óleo de Andiroba é o óleo vegetal que é extraído das sementes da árvore amazônica, Carapa guianensis, ou Andiroba, reconhecida pelo Ministério da Saúde por suas propriedades fitoterápicas. Pode ser usado não só como repelente para pele, como para fazer velas contra mosquitos.

É explorado há muito tempo pela população da floresta como ingrediente  para tratamentos como para dores musculares, devido às suas propriedades anti inflamatórias. Sua casca é utilizada em chás contra febre e pneumonia.


Óleo de amêndoas é um óleo vegetal (já fizemos post sobre a diferença de óleo vegetal e óleo essencial) extraído do fruto seco da Prunus dulcis, ou Amendoeira. Muito utilizado como hidratante, além de auxiliar na redução das inflamações na pele, como estrias, queimaduras, etc.

Óleo essencial de Citronela é preparado através da extração do aroma da Cymbopogon winterianus, conhecida como Citronela. Por exalar um aroma repelente, ela pode ser plantada em casa como excelente forma alternativa de espantar insetos.

Dica da Chá Dao

Existem outras formas de evitar esses insetos: instalação de telas, fazer o plantio de plantas repelentes no seu jardim ou em vasos (como o manjericão) e consumir alimentos ricos em vitamina B1, como sementes de girassol e castanha do pará.

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente


1 comentário
  • Oba!! Obrigada por compartilharem a receita. O repelente é um dos meus produtos prediletos da marca! O repelente é super eficiente, já viajei pra lugares de praia e cachoeira com ele e me protegeu de muitas picadas. Além do mais, eu sinto que ele hidrata a minha pele e trás um frescor incrível! Adoro!

    Juliana Siqueira de Lara em

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos