O que está por trás dos rótulos das águas minerais

O Brasil detém de 15% das águas potáveis do planeta e 30% das reservas de água mineral. São Paulo é o maior produtor de água engarrafada do mundo, com cerca de 1,66 milhões de litros nos últimos anos. Mas será que o que estamos engarrafando é "tudo a mesma água"? 

Um problema encontrado nos levantamentos de consumo de água engarrafada, tanto no Brasil, como no mundo, é que os dados disponíveis englobam todos os tipos de águas, como: águas minerais naturais, água potável e águas purificadas com adição de sais minerais. 

Definições das águas:

A água com adição de sais minerais é industrializada para garantir uma qualidade padronizada, não incorporando as características da geologia local. É uma água que pode ou não ser de uma fonte natural. Água adicionada de sais minerais é purificada balanceada com pelo menos um dos seguintes sais, de grau alimentício: bicarbonato de cálcio, bicarbonato de magnésio, bicarbonato de potássio, bicarbonato de sódio, carbonato de cálcio, carbonato de magnésio, carbonato de potássio, carbonato de sódio, cloreto de cálcio, cloreto de magnésio, cloreto de potássio, cloreto de sódio, sulfato de cálcio, sulfato de magnésio, sulfato de potássio, sulfato de sódio, citrato de cálcio, citrato de magnésio, citrato de potássio e citrato de sódio e envasada.

Kit com 6 garrafas de Água Mineral Crystal s/Gás 1,5 Litros em Promoção |  Ofertas na Americanas

Exemplo de água mineral com adição de sais minerais.

A água mineral natural é um produto essencialmente territorializado, com características originais e incomparáveis as demais. A água mineral natural não pode passar por processos que alterem suas características naturais, tais como adição ou remoção de sais minerais, processos de equilíbrio de PH ou outros.

Água Mineral São Lourenço Com Gás 1,26l

Exemplo de água mineral natural.

Problemática envolvida:

O crescente consumo de águas artificialmente mineralizadas banalizou as águas minerais naturais. Isso prejudica as estâncias hidrominerais, cujo paladar característico de cada fonte e as propriedades terapêuticas de suas águas é o principal vetor de sustentabilidade econômica.

Nossas riquezas brasileiras:

Em Minas Gerais são 10 balneários localizados nos municípios de Araxá, Caldas, Cambuquira, Caxambu, Montezuma, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso, Tiradentes e Poços de Caldas.

São Lourenço: Circuito das Águas de Minas Gerais - Malas & malinhas
Mapa Circuito das Águas.

O Circuito das Águas apresenta como principal atividade econômica a exploração das fontes hidro minerais e do turismo, que no passado já viveu tempos de glória com o Termalismo, com seu uso especial para fins medicinais, que atraíam turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

Das fontes captadas, encontram-se hoje abertas à comunidade, fontes das mas diversas características e diferentes usos medicinais, prevalecendo as carbonatadas, com grande quantidade de gás carbônico livre, ferruginosas e sulfurosas. Essas variações, que as tornam tão especiais, oferecem propriedades terapêuticas excelentes para nosso corpo.

São Lourenço, localizado em Minas Gerais, possui um dos maiores recursos crenoterápicos do mundo ( leia mais sobre Crenoterapia aqui ), sendo utilizado como complemento no tratamento de vários tipos de problemas de saúde. Essa terapia faz parte do Termalismo, que é a ciência que estuda todas as maneiras de utilização das águas minerais, além de outros recursos físicos, como os terapêuticos. 

Conheça um pouco delas:

9 fontes minerais do Parque das Águas em São Lourenço - Le Touriste
Fonte Oriente (água carbogasosa), utilizada em distúrbios renais, digestivos e em certos tipos de intoxicações. 
View Blog - A Cura De Doencas Pelas Aguas. Lencois D'agua Ricos Em Minerios  Escorrem Pelas Fontes De Sao Lourenco (mg) E Ajudam A Tratar Rins E  Problemas No Estomago. - São
Fonte Andrade Figueira - Magnesiana (água carbogasosa), utilizada em problemas hepáticos e da visícula biliar, e em certas alterações no intestino grosso. Ela eleva a reserva alcalina sanguínea. Hoje desativada.
FLORA DA SERRA - Raízes da Mantiqueira: FONTE VICHY
Fonte Vichy (água alcalina-terrosa, ferro-bicarbonata mista carbogasosa). Só existe outra fonte desta no mundo, que fica em Perrier na França. Utilizada para tratamentos gástricos, de hipertensão arterial, insuficiencia cardíaca, infecção nos rins, cálculos renais, azias, gastrites, fraqueza nervosa e nos distúrbios circulatórios cerebrais e arteriosclerose. 
Fonte Ferruginosa-Parque Raposo - Foto de Raposo, Estado do Rio de Janeiro  - Tripadvisor
Fonte ferruginosa (ácido ferruginosa), utlizada em tratamentos de anorexia, anemia e astenia. Água rica em compostos de ferro, com ação direta nas fraquezas em geral e em casos de estresse.

Aspectos legais e necessidade de aperfeiçoamento da legislação brasileira: 

Hoje encontramos nas prateleiras dos mercados uma comercialização e envase indiscriminado de todo o tipo de água como sendo mineral. Não há uma definição clara sobre esses águas. Isso induz o consumidor a considerar que todas elas têm as mesmas características e impede que as águas minerais naturais possam reconquistar seu status merecido. 

Nos EUA, por exemplo, há distinção entre vários tipos de água, como a Drinking Water(água engarrafada), Mineral Water (água mineral com características especiais, que contém mais de 250 ppm de sólidos dissolvidos), Spring Water (água mineral da fonte), Purified water (água produzida por destilação, deionização).

Mas porque devemos cuidar da nossa água mineral?

A falta de um planejamento estratégico permitiu a urbanização desordenada, a exploração indiscriminada das águas minerais e a degradação da área de proteção em torno das nascentes. Hoje estas fontes encontram-se fragilizadas e muitas delas secas. 

É inquestionável a responsabilidade dos órgãos gestores, que hoje carecem de dados que relacionem a qualidade destas águas e que se vendem para empresas privadas, com rótulos para confundir o consumidor.

O acesso à água tratada e a clareza do que se vende é indispensável à vida humana e como direito humano fundamental. 

 


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados