Chás que auxiliam o ciclo menstrual

Chás que auxiliam o ciclo menstrual

Sabemos que o ciclo menstrual é uma das fontes de dores e preocupações mensais da mulher. Por isso, trouxemos uma variedade de ervas que podem auxiliar nestes problemas: fluxo intenso, ciclo irregular, TPM, menopausa e infecções vaginais.

 

Agnocasto (Vitex agnus-castus)

É um arbusto de origem mediterrânea, muito comum em Belém- Pará e popularmente conhecido como árvore da castidade ou alecrim da Angola.

Sua tintura pode ser ingerida a fim de regular os ciclos menstruais, aliviar sintomas da TPM e da menopausa. Em alguns casos pode ser parte do tratamento para síndrome do ovário policístico.


 

Angélica (Angelica sinensis - Dong Quai)

Arbusto do qual a raiz é utilizada para chás ou sopas. Muito usada na medicina tradicional chinesa pelas mulheres, ela trata a infertilidade, regula a menstruação e aumenta o libido.


 

Camomila (Matricaria recutita)

Erva utilizada como calmante e antiespasmódica, o que quer dizer que ela alivia as cólicas e o estresse. Muito consumida em chá, essa planta também pode ser utilizada com óleo diluído ou em infusão fria para tratamentos de irritações vaginais.

 

 

Erva-de-são-cristóvão (Actaea racemosa)

Um arbusto com flores brancas, nativa da América do Norte. Ela foi muito utilizada pelos índios americanos como tratamento para dores.

Sua raiz é tradicionalmente usada para tratar problemas ginecológicos, pois alivia as dores menstruais e sintomas da TPM.


 

Erva-de-são-joão (Hypericum perforatum)

Antidepressivo natural, tem sido muito utilizada na Alemanha por essa propriedade, já que diminui ansiedade e estresse. Então pode ser usada para melhora dos sintomas da TPM e da menopausa.


 

Equisandra (Schisandra chinensis)

Planta também conhecida na medicina tradicional chinesa, tem frutas vermelhas que proporcionam diversos sabores ao mesmo tempo, por isso é conhecida como a "erva dos cinco sabores".

Também pode-se tomá-la como tintura pois, por ter função restauradora, diminui o suor noturno, além de outros sintomas da menopausa: como estresse e fadiga.

 

Framboesa (Rubus idaeus)

Tome suas folhas em infusão para diminuir o fluxo intenso e aliviar cólicas. Além de comer a fruta deliciosa.


 

Pé-de-leão (Alchemilla xanthochlora)

Desse arbusto podemos extrair a folha para fazer chá, pois tem propriedade adstringente, o que alivia o fluxo menstrual intenso e dolorido. Se misturada com folhas de framboesa, pode ser aplicada fria para lavar a vagina, a fim de aliviar candidíase ou prurido.


 

Rosa-de-damasco (Rosa x damascena)

Faça a infusão das pétalas e misture com agripalma, pode ser usada para ajudar no estresse e dores de cabeça causados pela TPM ou menopausa. Para irritações ou ressecamentos vaginais, utilize seu óleo essencial ou a infusão fria.

Verbena (Verbena officialis)

Essa planta pode ser usada por inteira na infusão. Ela tem propriedades calmantes e sedativas, aliviando dores de cabeça e cansaço nervoso, além de melhorar situações onde a menstruação é escassa.

Outra receita que pode-se fazer em casa é o Xarope de rosas, que relaxa e alivia cólicas menstruais. Ela pode ser feita com a Rosa-de-damasco, que é o ideal, ou com a rosa vermelha (Rosa gallica).

 


Ingredientes:
  • 225g de açúcar cristal
  • Suco coado de 1 limão
  • Suco coado de 1 laranja
  • 100g de pétalas de rosas secas ou 10 rosas frescas
Como preparar:
  • Dissolva o açúcar em 300ml de água em uma panela pequena (fogo baixo). Não deixe ferver.
  • Adicione os sucos e deixe reduzir por mais 5 minutos
  • Nos 15 minutos seguintes, adicione as pétalas de rosas (1 colher de sopa por vez) e mexa bem.
  • Retire do fogo e deixe esfriar.
  • Coe e guarde em uma garrafa.
Dica da Chá Dao: Não esqueça de manter sempre o fogo baixo.
O ideal é que seja consumido em 01 mês e meio.
Pode misturar em panquecas, sorvete ou água com gás.

 

É importante lembrar daquela velha frase "ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado", então se você está com problemas recorrentes, grávida ou amamentando, consulte seu médico.

Bom alívio e feliz dia da mulher!

créditos da foto principal: Julia Kruger - ensaio conexão entre mulheres e natureza

Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos