Drogaria Aberta: Como as drogas influenciam o nosso cérebro

Conversaremos, na quarta-feira, dia 8/5, sobre substâncias que são capazes de influenciar o funcionamento do cérebro, alterando a nossa cognição, consciência e humor. Nesta quarta edição da Drogaria Aberta a convidada é a neurocientista Iris Bomilcar.

Por que as pessoas desenvolvem dependência química?
Quais os sistemas cerebrais e neurotransmissores envolvidos?

EFEITO CAUSADO POR COGUMELOS (FOTO: JOURNAL OF THE ROYAL SOCIETY INTERFACE)

 

Falaremos dos diferentes tipos de substâncias, depressoras, estimulantes e alucinógenos, e como estas atuam aumentando  e/ou diminuindo a atividade cerebral e alterando a nossa percepção corporal e do mundo.

Abordaremos esses temas dentro de uma visão neurocientífica, explorando as regiões cerebrais e as redes neurais envolvidas nestes processos. Além disso falaremos sobre aspectos biológicos do uso, abuso, tolerância e dependência de drogas.

A convidada é a neurocientista Iris Bomilcar:

Neurocientista, com graduação (B.Sc.) e mestrado (M.Sc) em neurociência clínica e experimental (Universidade de Colônia, Alemanha). Nutricionista formada pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE, Petrópolis, RJ). Possui, ainda duas formações terapêuticas: Terapia sistêmica e Terapia Centrada no Cliente. Atualmente faz doutorado no Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental (PROPSAM ) do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB - UFRJ).

Abriremos também espaço para um debate sobre as evidências de danos e o uso terapêutico das substâncias.

Para se inscrever basta colocar o nome no mural do evento do facebook, que abrirá em breve ;) 

Local: Comuna - Rua Sorocaba 585 | Botafogo - Rio de Janeiro

Data: 08/05

Hora: 20h às 21h

Em seguida teremos os DJ's Juntos Com Certeza.

 

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados