Kombuchá - a bebida fermentada. Aprenda a fazer a sua.

Kombuchá - a bebida fermentada. Aprenda a fazer a sua.

O kombuchá surgiu na China durante a dinastia Han (206 a.C. -25 d.C). De lá, seguiu para a Rússia através da Mongólia, no século 19. Chegou a Europa Oriental por volta de 1910 e muito apreciado na Alemanha entre a Primeira e Segunda Guerra Mundial, mas seu consumo caiu, em razão da escassez de açúcar e chá.  Hoje em dia tornou-se popular entre os produtores artesanais e seu consumo cresce a cada dia. 

O kombuchá é obtido pela fermentação de chá preto ou verde adoçado com uma cultura de leveduras e bactérias benéficas, cgamada SCOBY (simbiotic colony of bacteria and yeast). O kombuchá é uma bebida viva que repõe a nossa flora gástrica e intestinal, portanto é utilizado por muita gente que busca um melhor funcionamento do intestino. Atenção: o Kombuchá não é um remédio industrializado, e sim uma medida natural e saudável para balancear o seu organismo. Os seus efeitos podem não ser imediatos e o uso contínuo e regular é a melhor forma de sentir todos os seus benefícios.

Materiais necessários:

- Pote ou suqueira de vidro, (prefiro a suqueira, pois fica mais prático no dia a dia)

- tecido de algodão e elástico para a parte superior

- chá preto ou verde

- açúcar ( pode ser demerara, cristal, ou até mesmo cana de açúcar. Dê preferência aos orgânicos )

- garrafinha  com tampa ( para colocar os kombuchá quando estiver pronto)

 kombuchá

Como fazer:

Primeiramente você precisa receber uma bactéria, o scoby, de alguém que já faz. 

1- Ao recebê-lo, reserve-o. Ferva 1 litro de água mineral em uma panela grande. Adicione 8 colheres de chá preto ou verde.  Deixe 5 minutos em infusão.

2- Coe o chá e descarte as ervas. Adicione 200 g de açúcar e misture até dissolver. Adicione mais 2 litros de água filtrada em temperatura ambiente.

3- Acrescente esse líquido com o Scoby na suqueira e tampe com o tecido de pano. * Muito cuidado: Se o chá ainda estiver quente espere esfriar. A alta temperatura pode matar o Scoby. ** A doação da bactéria deve ter sempre um pouco de líquido, que é o kombuchá.

4- Guarde a suqueira com o scoby em um local protegido das luzes solares, não mexa. O scoby afunda quando fermenta. Depois de alguns dias ele sobe `a superfície e com o tempo outras placas finas e redondas vão surgindo, deixando-o mais grosso. 

5- Após cerca de 7 dias, da fermentação, prove o líquido. Cuidado: utilize sempre colher de pau, nunca de ferro. Verifique a efervescência e o sabor. Deve estar borbulhando e ter gosto de vinagre de maçã. Se estiver muito doce deixe por mais alguns dias.

6- Quando o kombuchá estiver pronto é hora de envasar. Vá colocando em garrafinhas e tampe. Nunca tire todo o líquido. Deixe cerca de 200 ml do kombuchá na suqueira. Deixe as garrafinhas por cerca de 2,3 dias tampados.

7- Caso queira saborizar adicione 1 parte de fruta para 6 partes de kombuchá, tampe e deixe na geladeira por mais um dia para pegar o gostinho. Pronto! Agora ele está pronto para você beber. 

Para saborizar gosto de colocar lascas de gengibre, chá de hibiscus e café. 

Depois é só repetir o processo. Assim você terá sempre essa bebia milenar em casa e ser um doador de scoby :)

Gostou? Conta pra gente como ficou o seu e tire suas dúvidas aqui nos comentários.

 


Publicação Mais Antiga

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos