Low poo e no poo: tudo sobre os métodos de lavagem dos fios dos cabelos

Antes de tudo, No e Low Poo aqui no Brasil é o nome dado as técnicas de cuidados capilares baseado em uma rotina de cuidados inicialmente criado para o público cacheado chamado "Curly Girl Method" (Método da Garota Cacheada) do livro de Lorraine Massey "Curly Girl: The Handbook" (O Manual da Garota Cacheada).

A princípio, Lorraine nos alertou sobre os perigos de alguns componentes dos nossos produtos de uso diário como o sulfato. Esse componente tem a função de limpar, produzindo muita espuma.

"Primeiramente temos que olhar todos os produtos que colocamos no cabelo. Os sulfatos agressivos presente na maioria dos shampoos removem toda a hidratação dos nossos cachos os deixando ainda mais ressecados e mais frágeis do que eles eram antes."- Lorraine Massey

Portanto, a primeira regra do método é use apenas produtos para higienização sem sulfatos. Ela destacou os mais agressivos e mais encontrados nos shampoos como sendo:

  • Lauril Sulfato de Sódio
  • Lauril Éter Sulfato de Amônio
  • Lauril Éter Sulfato de Sódio

 Lorraine Massey na foto acima

Os métodos são queridinhos principalmente para quem tem cabelos cacheados e crespos, embora tenham conquistado cada vez mais as donas de cabelos lisos e ressecados. Entenda, a seguir, as particularidades de cada um deles.

no poo low poo

 Antes de depois na foto acima

O método no poo dispensa totalmente o uso de shampoos, mesmo os de formulação mais leve. Não deve utilizar nenhum produto com silicones insolúveis, porque essa substância só pode ser retirada dos cabelos com shampoo.

A limpeza dos fios, por sua vez, pode ser feita com produtos livres de sulfatos, silicones e petrolatos. Entram os bálsamos limpantes, higienizadores capilares e outras misturas naturais e caseiras que garantem a limpeza e saúde capilar

O surfactante mais encontrado nas formulações é o Lauril Sulfato de Sódio, que tem como função fazer a limpeza do fio. Porém, como ele tem um alto poder de limpeza, em certas formulações de shampoo ele pode acabar comprometendo fios que são naturalmente mais ressecados, como os cacheados e crespos. O método também pode ser muito benéfico para quem tem química no cabelo, como tinturas, e deseja preservar a cor, por exemplo.

Aqui vai uma receita de Shampoo No poo

Ingredientes

1 colher (sopa) de aveia em flocos

Meio copo (americano) de água

Modo de preparo

Coloque os ingredientes em um recipiente, leve ao fogo e deixe ferver por 2 minutos. Desligue, espere esfriar e peneire para separar o líquido da aveia.

Como aplicar

Molhe bem o cabelo e aplique a água de aveia abundantemente em todo o couro cabeludo. Massageie com as pontas dos dedos e deixe agir por 5 minutos. Enxague abundantemente os fios.

 


A técnica do low poo consiste em utilizar shampoos com agentes de limpeza mais leves. Dessa forma, estão proibidos produtos que contenham componentes como lauril sulfato de sódio. Geralmente, quem opta pelo low poo usa produtos que contenham agentes de limpeza mais suaves, como o cocamidopropyl betaine e o sulfossuccinato de sódio.

Esses shampoos podem fazer menos espuma em comparação aos shampoos tradicionais e são conhecidos por fazerem a limpeza dos fios sem ressecar e retirar a proteção natural do cabelo.

Mas, para a técnica dar certo, não basta trocar o shampoo. Além de fazer isso, é preciso cuidar para que todos os outros produtos usados nos cabelos também sigam os mesmos princípios. Você pode, no entanto, usar máscaras e leave-ins que contenham silicones.

Uso químicas nos cabelos, posso fazer as técnicas?

Pode e deve! Muitas pessoas acham que usar essas técnicas não causam nenhum efeito aos cabelos com a químicas fortes como progressiva (botox, relaxamento etc.) ou que, ao realizar este método, a progressiva perderá o efeito.

Muito pelo contrário! Utilizar o No e Low Poo deixa o cabelo mais saudável e até mesmo aumenta a durabilidade de uma tintura por exemplo. Os shampoos suaves, diferente dos shampoos com sulfatos, causam menor remoção dos pigmentos das tinturas depositados nos fios. Ou seja, o shampoo sem sulfato é menos agressivo com os seus cabelos quimicamente tratados. 

Você já aderiu aos produtos Low Poo ou No Poo? Ou, quem sabe, resolveu experimentar esse cuidado diferente após ler nosso artigo e aprender como fazer Low Poo? Então não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar sua experiência com a gente!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados