Moringa e seus benefícios na água e saúde

Moringa e seus  benefícios na água e saúde

Originária da África a Moringa (Moringa oleifera) é cultivada cada vez mais no Brasil devido a sua beleza estética para jardinagem e por seus benefícios a saúde. 

[árvore da Moringa. No Brasil seu porte é menor, atingindo cerca de 10 metros]

A literatura etnofarmacológica registra pouco o uso dessa planta e a maior parte de  informações se refere ao seu uso tradicional na Índia. Lá as sementes são tostadas e as flores usadas como alimento, enquanto as sementes são amassadas cruas e aplicadas externamente em ferimentos infectados e, na forma de lavagens ou compressas para o tratamento da gota.

[Prato típico indiano utilizando moringa frita]

As folhas cozidas com feijão ou na forma de salada são amplamente consumidas no Nordeste brasileiro. As raízes de sabor acre e picantes são usadas na Índia como abortiva e cicatrizante de feridas. 

Um uso importante das sementes é como agente purificador da água com tecnologia desenvolvida na África e na Guatemala

[sementes de moringa]

Sobre orientação do ESPLAR, sede em Fortaleza, seu uso é estimulado nessa prática com o apoio de uma cartilha com instruções dessa técnica.

[exemplo dos efeitos da moringa na limpeza da água]

As folhas mostraram-se capazes de reduzir o nível de glicose no sangue de pacientes diabéticos. 

[chá de moringa]
No ano de 2019 a Anvisa proibiu a fabricação, a importação, a comercialização, a propaganda e a distribuição de todos os alimentos que contenham Moringa oleifera, uma planta da família Moringaceae. A medida foi motivada pelo fato de não haver avaliação e comprovação de segurança do uso da espécie Moringa oleifera em alimentos.

 Abaixo o gráfico mostra a evolução em diversas áreas que citam a palavra moringa, entre 1866 - 2018:

A importância dessas propriedades a grande frequência de seu uso tradicional são motivos suficientes para a escolha desta planta como tema de estudos químicos, farmacológicos e clínicos mais aprofundados, visando sua validação medicinal nas várias indicações, principalmente considerando que se trata já de uma cultura em expansão no Norte e Nordeste do país.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos