O que plantar neste verão

O que plantar neste verão

Você sabe o que pode plantar em casa neste verão? Uma boa pedida para quem gosta de um chá refrescante e com benefícios medicinais é o capim-limão.

Por quê?

Ele cresce em áreas quentes e úmidas e precisa de alta luminosidade, características do verão no nosso clima tropical. Tem um aroma cítrico delicioso e é super fácil de plantar em vasos, sem precisar de muito espaço, além de ter vários benefícios para o corpo: diminui a ansiedade, ajuda na digestão e tem propriedade desintoxicante.

O Cymbopogon citratus, ou erva cidreira, diretamente do Sudoeste asiático, é destilado para a produção de óleos essenciais, e utilizado como aromatizante de alimentos, perfumes e cosméticos. Seus benefícios medicinais têm sido explorados em todo o mundo.

O óleo essencial, é usado para problemas gastrointestinais (Índia), como ansiolítico (China) e, na literatura científica, há referências da ação do mesmo contra células leucêmicas. O chá de capim-limão é consumido em vários países para melhorar a digestão, gripe e febre, pois é sudorífico e diurético.

Como plantar?

O Capim-limão raramente produz flores e sementes, sendo mais possível sua propagação vegetativa, ou seja, crescem ramos laterais ao redor da planta adulta. Assim, o plantio é feito por mudas retiradas de um indivíduo adulto, que pode chegar a 1 metro de altura.

Perceba se o solo não está muito argiloso, retendo água. Se sim, descompacte e adicione substrato preparado, antes do plantio. É recomendado um espaçamento de 50cm entre as mudas. Caso seu solo seja muito fértil, o ideal é que esse espaçamento seja de 1 metro, devido ao rápido crescimento da planta nessas condições.

A erva capim-limão também pode ser cultivada em um vaso grande, com 40cm de diâmetro, para cada muda.

Regar é super importante nesses primeiros 10 dias, depois passe a molhar apenas 2 a 3 vezes por semana. Após 3 meses, colha as folhas podando de acordo com a necessidade ou, se precisar, pode toda a planta. Faça pela manhã, quando ainda não está tão quente, e pronto, você já pode preparar seu chá.

Então, segue uma dica de receita:

Chá de Capim-limão, erva-doce e pera 

Ingredientes:
01 pera sem miolo e fatiada
01 ½ de capim-limão seco
01 colher de semente de erva-doce
900ml de água fervente
 Como preparar:
  • Amasse metade das fatias de pera com um pilão. Coloque-as em um bule com o restante da pera, o capim-limão e as sementes de erva-doce.
  • Adicione água fervente e deixe em infusão por 05 minutos
  • Coe e sirva quente em xícaras ou canecas

Dica da Chá Dao: Você pode transformar a mistura em smoothie. Aguarde esfriar, adicione yogurte e gelo e bata tudo no liquidificador. Refrescante! 

 

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente


1 comentário
  • Sensacional a ideia!

    Fernanda em

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos