Chá gelado para amenizar o calor

Chá gelado para amenizar o calor

Se existe uma coisa que todo mundo concorda aqui no Brasil, é que o verão já está chegando, e com isso, estamos começando a sentir aquela vontade de beber "uns bons drinks", gelados, de preferência.

O chá gelado

Essa forma de beber chá, em algumas partes do mundo, é novidade. Porém, sua invenção, por Richard Blechynden, aconteceu na St. Louis, Estados Unidos. Ele tinha a ideia de ser um concorrente direto ao chás chineses, com seus chás indianos.

Então, no verão de 1904, em uma de suas degustações, às xícaras chá quente não estavam gerando interesse, já que havia uma onda de calor na cidade. Vendo uma empresa de entrega de gelo, teve a ideia de colocar sua equipe para quebrá-lo em pedaços e inserir na infusão de chá preto. A invenção tornou-se um grande sucesso.

Antes dessa data, a Carolina do Sul era a única colônia com plantações de chá para fins comerciais, e já eram feitas receitas com chá verde, resfriado na temperatura ambiente, adicionando bebidas alcoólicas, açúcar e cubos de gelo.

Hoje, 80% dos americanos consomem o chá gelado, podendo ser adoçado, com uma rodela de limão siciliano, preferência no Sul do país, ou sem açúcar, preferência no Norte. (Fonte: O Livro do Chá)

No Brasil, a cultura do café quente existe desde o século XVIII, com sua introdução nas lavouras do Nordeste, pelos holandeses. Ele foi muito bem adaptado devido ao clima tropical brasileiro, e espalhou-se pelas fazendas do Sul e Sudeste.

Enquanto isso, o chá não era bem visto aqui, apesar de iniciada por D. João IV, que trouxe sementes de Camellia sinensis para serem plantadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Sua comercialização ganhou força ao serem introduzidas sementes, trazidas escondidas em miolo de pão do Sri Lanka, por Torazo Okamoto. Essas plantações tornaram-se as maiores culturas de chá no Brasil, localizadas no Vale da Ribeira, em São Paulo.

Mesmo assim, o chá não é preferência nacional. Tomar um bom chá gelado poderia mudar esse hábito, já que o consumo habitual de chá reduz a mortalidade e aumenta a qualidade de vida. E o melhor, quando consumido gelado, suas propriedades são mantidas, além de ajudar na hidratação.

 Chás gelados Chá Dao de Camomila, Cúrcuma e mel; Capim Limão com Maracujá; Flor de Cunha; Hibiscus 

Dica da Chá Dao: Faça sua mistura de chá gelado em casa, para refrescar a cabeça e quem sabe pegar aquela praia!

Faça você mesmo: Chá gelado de Hibisco com rodelas de laranja  

Ingredientes:
01 Laranja
1,5l de Água gelada
Cubos de Gelo
Como preparar:
  • Coloque as folhas de chá em um bule e despeje água fervente.
  • Deixe em infusão por 5 minutos
  • Coe em uma jarra transparente (para conseguir ver a cor)
  • Adicione 1,5l de água gelada e mexa
  • Deixe esfriar até a temperatura ambiente
  • Coloque na geladeira por 2-3 horas
  • Acrescente as fatias de laranja (se preferir um sabor mais forte, esprema meia laranja e adicione o suco)
  • Finalize com cubos de gelo
Dica da Chá Dao: Sirva em copos transparentes, para apreciar o colorido e ficar mais bonitinho ;)

 

 

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente


2 comentários
  • Que bacana! Não conhecia essa história sobre os chás gelados. Obrigada pela receita. Agora no verão será muito bem vinda!

    Juliana em
  • Que bacana! Não conhecia essa história sobre os chás gelados. Obrigada pela receita. Agora no verão será muito bem vinda!

    Juliana em

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos